compartilhar
de de

“A Dama das Camélias” – Alexandre Dumas Filho
"A Dama das Camélias", romance passional de Alexandre Dumas Filho é considerado um clássico da dramaturgia mundial..

A narrativa é composta por flashes autobiográficos que contam os desencontros de um amor impossível vivido pelo autor, filho de Alexandre Dumas, criador das célebres aventuras dos Três Mosqueteiros. O clássico narra a história de uma requintada e elegante cortesã francesa, em meados do século XIX, mantida por ricos clientes da emergente burguesia urbana. A cortesã mantém um romance com Armand, que é impedido pela segregação social da sociedade burguesa. O pai do jovem trama a separação e convence a Dama que a relação é uma ruína para a família e para o futuro de Armand, ela acaba por comover-se. Devido a tal atitude de resignação passa a ser reconhecida pela sociedade como a cortesã mais honesta, humana e guardiã da falsa moral burguesa. 

O autor
 
Alexandre Dumas Filho nasceu em 1824 na França.
Filho de Alexandre Dumas, escritor de "Os Três Mosqueteiros", o escritor se tornou um conceituado autor de livros e peças de teatro.

Seus pais eram separados, e na época as leis permitiam que o pai pudesse tirar o filho da mãe. A agonia de sua mãe inspirou Dumas Filho a escrever sobre personagens trágicos femininos, como em "O Filho Natural", 1858, onde expôs a teoria de que se alguém traz ilegitimamente um filho ao mundo, então tem a obrigação de legitimar seu filho e casar com a mãe da criança.

Ovelha negra de uma família nobre francesa, nos internatos era constantemente hostilizado por seus colegas. Todo esse cenário de sua vida o influenciaram profundamente, o que pode ser percebido em seu comportamento e obras.

Em 1844, mudou-se para Saint-Germain-en-Laye, para viver com seu pai. Lá conhece Marie Duplessi, cortesã por quem se apaixonou e o inspirou a escrever "A Dama das Camélias", romance de base para a ópera "La Traviata" de Giuseppe Verdi.

Alexandre Dumas FIlho faleceu em 1895 e foi enterrado em Paris.
 
Título: A Dama das Camélias
Autor: Alexandre Dumas Filho
Gênero: Literatura Estrangeira
Editora: Paz e Terra
Idioma: Português
Encadernação: Brochura (formato de bolso)
Número de Páginas: 130
Preço: R$ 5,00